Disponibilizar aos clientes uma visão da utilização e dos processos que envolvem o Suporte Virtual da OM Consultoria e Sistemas. Permitir que ao final deste manual o leitor possa ter consciência e clareza sobre quando, como e porquê utilizar o sistema e Suporte Virtual.
TopoNeste manual de utilização do Suporte Virtual serão abordados os conceitos relativos a cada processo, as telas, formas de utilização, como utilizar e quando utilizar o sistema. As dúvidas mais freqüentes poderão ser sanadas através deste manual. Serão apresentadas maneiras de se anexar arquivos aos tópicos, bem como efetuar Print Screen das telas.
TopoA partir deste item serão descritos os conceitos e como funcionam determinadas particularidades do Suporte Virtual.
TopoPara cadastro de novos usuários, deve-se entrar em contato com o suporte da OM, em algum dos telefones abaixo, e solicitar a criação do mesmo:
Fone/Fax: | +55 (51) 3748-2110 |
Rio de Janeiro: | +55 (21) 2169-6169 |
Espírito Santo: | +55 (27) 2127-4346 |
Clicando no link do menu, Minha Conta a seguinte janela será aberta. Nesta tela poderão ser alterados os dados cadastrais da empresa. Sempre que o e-mail for modificado, ou for necessário alterar o login e/ou senha, essa página pode ser acessada para realizar as operações necessárias.
TopoNesta etapa serão abordados os conceitos relativos aos tópicos, como inserir, visualizar e manter um tópico.
Na figura abaixo, encontram-se indicações númericas que serão explicadas mais adiante:
1. - Localizar Tópicos: é utilizado para filtrar os tópicos. No campo Filtro, pode ser digitado tanto o código, quanto o assunto do tópico. A partir destas informações o sistema irá retornar na Lista de Tópicos, aqueles que atendem os critérios definidos através do filtro utilizado.
2. - Assunto do Tópico: é o assunto inserido para um determinado tópico. Ao clicar sobre este assunto, o sistema exibe a tela de Acompanhamento de Tópico (ver próxima imagem), trazendo todas as informações necessárias sobre este.
Ao lado do assunto será mostrado uma quando tiver uma interação do Suporte que ainda o cliente não visualizou, após esse topico ser verificado a estrela some.
3. - Clique nessa imagem ou link para adicionar um novo tópico.
4. - Alguns tópicos precisam ser orçados antes de serem implementados. Esta coluna exibe o status do orçamento quando o tópico precisar de orçamento.
Ao clicar sobre o assunto do tópico será exibida a tela abaixo. As especificações numéricas estão abaixo da figura:
1. - Informações disponíveis sobre o tópico.
2. - Nesta área podem ser visualizadas as respostas dadas ao tópico em questão.
3. - Na área Documentações, são exibidos documentos que foram disponibilizados por colaboradores da OM Consultoria e Sistemas, com o intuito de fornecer uma ajuda ou maiores informações sobre determinado assunto. Clicando sobre o nome da Documentação os dados completos serão exibidos.
4. - Neste campo é possível responder ao tópico em questão, inclusive podendo anexar arquivos na resposta.
TopoAs Documentações são materiais, arquivos e informações referentes a assuntos específicos, que são disponibilizados pelos colaboradores internos da OM Consultoria e Sistemas, para acesso de seus clientes.
1. - Esta área pertence aos filtros em relação a lista de Documentações. É possível filtrar por: título, data em que foi incluído, o grupo da documentação e o usuário que a criou.
2. - Clicando sobre o Título da Documentação, pode ser visualizada a mesma.
3. - Criador: indica qual usuário colaborador da OM que criou e inseriu a documentação no tópico.
4. - Grupo da Documentação: indica qual o grupo de documentação.
5. - Inclusão: indica a data em que a documentação foi incluída no tópico.
6. - Arquivo: indica se a documentação possui algum arquivo específico. Se houver, basta clicar sobre ele para visualizá-lo e/ou baixá-lo.
TopoDefinições são outra forma de documentação. A diferença para o item descrito anteriormente é que as definições estão relacionadas na maioria dos casos à processos de negócio e à realização destes processos em sistemas.
As Definições são encontradas na tela que segue em anexo:
A tela exibe o Título da definição, bem como a data da última atualização, e ainda uma opção de alterar a própria definição. Clicando na opção de Alterar o sistema abre a seguinte tela:
As definições não podem ser excluídas, podem ser apenas atualizadas com novas versões. No exemplo acima, é possível visualizar uma definição com o nome "Devolucao de NF de Fornecedor", que apresenta duas versões.
Existem ainda as opções de Manutenção da Definição(1) e Imprimir(2).
Ao clicar sobre a barra de Manutenção da Definição, o sistema apresenta a seguinte tela:
1. - Título: nesta opção é possível definir o título da definição.
2. - Data: é atualizada automaticamente cada vez que uma nova versão da definição é feita.
3. - Ferramentas de Edição de Texto. Nesta barra de ferramentas pode-se formatar o texto conforme a necessidade.
4. - Opção para envio de arquivos. É possível apenas incluir novos arquivos, sem alterar ou excluir os já existentes.
5. - Botão Atualizar: deve ser acionado toda a vez que é necessário anexar um novo arquivo a uma definição.
TopoAlguns tópicos precisam ser orçados antes de serem feitos. Quando isto acontecer, você será informado por email que foi criado um orçamento.
A imagem abaixo é uma visualização da tela de orçamento:
A. - Área com informações sobre o orçamento. Aqui são mostradas as principais informações, como a data de criação do orçamento, os valores da licença e contrato, a data de aprovação, quem aprovou e a data prometida para entrega.
B. - Aceita o orçamento? Clicando no botão SIM, estará aceitando e a Equipe da OM começara os trabalhos de desenvolvimento solicitados. Clicando em NÃO, o tópico é rejeitado e não será feito.
C. - Dúvidas sobre o orçamento. Nesta parte é possível tirar dúvidas sobre o orçamento, perguntando direto a Equipe da OM. Quando a sua dúvida for respondida, você receberá um email avisando que existe uma resposta.
TopoQuando usar o Suporte Virtual?
O Suporte Virtual deve ser utilizado para solicitar alguma modificação em determinado processo, alteração em alguma tela, bem como falha e/ou problemas que venham a ocorrer com a utilização dos sistemas desenvolvidos pela OM Consultoria e Sistemas.
Por que utilizar o Suporte Virtual?
O Suporte Virtual foi desenvolvido com o intuito de estabelecer uma relação cliente/empresa, onde é possível trocar conhecimentos, discutir sobre aspectos dos sistemas desenvolvidos, bem como para propiciar uma interação simples e flexível entre a OM Consultoria e Sistemas e seus clientes.
Quem pode utilizar o Suporte Virtual?
Todas as pessoas que estiverem em contato com a OM Consultoria e Sistemas, clientes, fornecedores e também colaboradores da empresa.
Quanto tempo leva para meu tópico ser atendido?
O tempo é variável, sendo que durante o horário de trabalho, os colaboradores da OM estão em constante acesso ao Suporte Virtual.
Como faço para tirar um Print Screen da minha tela?
Quando for necessário enviar um arquivo correspondente a uma tela do sistema por exemplo, deve-se efetuar um Print Screen da mesma.
Primeiramente deve-se encontrar no teclado a tecla indicada pela figura abaixo. Normalmente o nome desta tecla é Print Screen SysRq ou Prt Sc SysRq:
Após encontra-la deve-se acessar a tela que será copiada. No momento em que esta tela estiver sendo exibida deve-se pressionar nesta tecla. Após pressionar a mesma deve-se abrir algum editor de imagens para colar a imagem. Neste exemplo, será utilizado o Microsoft Paint. pode-se fazer isso seguindo as instruções na imagem a seguir:
Assim que o programa de imagens Paint for aberto, devem ser feitas as ações indicadas na figura abaixo:
Ao fazer isso, a tela a qual se efetuoou o Print Screen aparecerá dentro do programa de imagens Paint.
Após efetuar estas etapas deve-se proceder da seguinte maneira: Clicar em Arquivo/Salvar Como... na barra de Ferramentas, conforme figura abaixo:
Salvar a imagem em um local que se tenha acesso, de preferência na Área de Trabalho do computador (figura abaixo). Sugestão: salvar a imagem com a extensão .JPG, pois, é mais leve(número 1 da figura abaixo). Após escolher o formato da imagem clicar no botão Salvar(número 2 da figura abaixo).
Após salvar o arquivo, o mesmo pode ser enviado ao Suporte Virtual.
Quais arquivos podem ser anexados?
Qualquer arquivo com as extensões .jpeg, .jpg, .doc. .xls, .gif, .bmp, entre outros. Somente não é permitido arquivos de vídeo e que contenham scripts (ex.:.html).
ATENÇÃO: o Suporte Virtual não aceita arquivos que tenham espaços ou caracteres especiais no nome. Por exemplo, o arquivo "Documento certo.doc" e o arquivo "Foto de cópia.JPG", não terão permissão para serem anexados. Pode-se retirar os espaços e caracateres e substituí-los por "_" ou outro caracter relativo, ex.: "Documento_certo.doc" ou "Foto_de_copia.JPG".
Algumas páginas não são exibidas quando acesso o Suporte utilizando o Internet Explorer, o que fazer?
Para solucionar siga os passos:
Entre no Internet Explorer e pressione Ferramentas e após Opções da Internet, como segue a imagem:
Irá abrir uma nova janela, onde você deverá pressionar na aba Segurança e logo após pressionar Nível Personalizado...:
Após pressionar Nível Personalizado, habilite as seguintes configurações:
- Script ativo
- Script de miniaplicativos Java
Pressione OK e OK novamente para salvar as modificações.
TopoCaso você não tenha o programa de acesso remoto da om, acesse o nosso site - www.om.com.br - e clique no link indicado na figura abaixo:
Após clicar neste link, o seu navegador irá abrir uma janela, solicitando o que você deseja fazer com este arquivo, clique em "Salvar".
Ao clicar em Salvar o navegador abrirá a opção de se escolher aonde você deseja gravar o arquivo, selecione uma pasta ou um lugar onde você consiga achá-lo com facilidade.
Após ter terminado o download, irá ser exibida a seguinte mensagem:
Clique em Executar. Caso apareça a mensagem abaixo, clique em Executar. Este aviso é mostrado devido a segurança do Windows©.
O programa irá abrir, com uma tela semelhante a tela abaixo:
Ao abrir o programa um id e uma senha são gerados (figura acima). Estes são os números que você deve fornecer para o Suporte da OM.
Enquanto o técnico da OM estiver acessando o seu computador, ficará aparecendo a tela conforme a figura acima.
Se você desejar encerrar a conexão remota, você pode clicar no botão indicado na figura abaixo.
Após clicar sobre ele, a conexão com o Suporte da OM será encerrada e o programa volta para a tela que exibe o ID e a senha gerados. Clique em cancelar nesta tela, abrirá a tela abaixo. Para fechá-la, basta clicar no [X] conforme indica a seta na imagem abaixo:
Qualquer dúvida entre em contato conosco.